quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dificuldade em dormir

São 4h53 da manhã e não consigo dormir. Por isso decidi fazer um post  sobre o assunto.

A capacidade de dormir bem é fundamental ao bem estar do indivíduo. Este «dormir bem» é relativo, sendo que as frequentemente referidas oito horas de sono não são uma obrigatoriedade - algumas pessoas necessitam de apenas seis ou sete horas de sono enquanto que para outras são necessárias nove ou dez.
Existem vários problemas de sono:
  • Insónia - é dividida em três tipos: a dificuldade para iniciar o sono; o acordar a meio da noite com dificuldade para dormir novamente; e o sono que dura poucas horas e que faz com que acordes cansada. É considerada insónia crónica aquela que dura mais de um mês.
  • Bruxismo - É o chamado ranger de dentes. É um tipo de tensão que impede o relaxamento.
  • Sonambulismo - As funções motoras despertam, mas a consciência continua a dormir. 
  • Síndrome das pernas inquietas-Formigueiro e movimentos involuntários das pernas. Impede o sono contínuo, ou seja, não descansas como deverias.

    5 Dicas para combater a insónia
    1. ERRO: Ocupar a noite com actividades que não dormir. A noite fica associada com tudo menos o dormir.
    2. SUGESTÃO:Tentar ir para a cama à mesma hora todas as noites, sair dela à mesma hora todas as manhã. Se uma noite dormir mal deve levantar-se à mesma hora e não dormir sesta durante o dia. Nesse dia não deve se deitar mais cedo porque acha que vai compensa. Deve deitar-se à mesma hora de sempre.
    3. ERRO: Usar a cama / quarto para actividades que não a de dormir(estudar, ler, ver tv, comer, etc...) e dormir sem ser na cama(sofá, autocarro, sala de aula, etc...).
    4. SUGESTÃO 1: Usar a cama (se possível o quarto) apenas para dormir. Se for impossível não usar o quarto para outras actividades,evite contacto físico com a cama ou ficar a contempla-la. E evite dormir em outros locais que não a cama. Actividades que não dormir inclui "não conseguir dormir".Deve deitar-se só quando tem sono. Se passados 30 minutos não conseguir adormecer , vá fazer qualquer coisa relaxante , com pouca luz até sentir sono. Se quando voltar para a cama não conseguir adormecer, repita o procedimento.  
      SUGESTÃO 2: Reorganizar o quarto. Se não for possível, tente pelo menos mudar  a posição da cama. SUGESTÃO 3: À quem adormeça melhor com ruído de fundo(ventoinha, musica). Outras que preferem silêncio absoluto(se for preciso, usar tampões para os ouvidos.)
    1. ERRO: Ir para cama com fome. Ingerir bebidas com cafeína(café, chá, chocolate e cola),comidas com tirosina(queijos e carnes fermentados), álcool(pode ajudar a adormecer mas o sono é superficial e perturbado). A nicotina também não é aconselhável. 
    2. SUGESTÃO:O jantar deve ocorrer suficientemente cedo para não provocar uma indigestão. Se for preciso, faça um lanche ligeiro antes de deitar. Alguns alimentos que ajudam adormecer é o leite, de preferência acompanhado por uma fatia de pão ou outro hidrato de carbono. 
    3. ERRO: Deitar-se muito agitado
    4. SUGESTÃO 1: Encontrar uma rotina promotora de relaxamento físico na altura de dormir. Manter-se fisicamente activo durante o dia mas evitar exercício físico 3 a 4 horas antes de dormir. Antes de dormir, implemente um ritual de realxamento(banho de imersão, relaxamento muscular,...) SUGESTÃO 2:O orgasmo é um optimo relaxante.
    5. ERRO: Ir dormir com muita coisa na cabeça e continuar a pensar nelas.
    6. SUGESTÃO 1: Desligar a mente evitando fazer actividades muito estimulantes antes de dormir como estudar. Em vez disso pode "vegetar" em frente da TV, ouvir musica calma, arrumar o quarto. SUGESTÃO 2: Não pensar na insónia: não se conhece nenhum caso em que alguém tenho morrido de insónia; não é agradável passar o dia com sono mas não é o fim do mundo; as hora de sono nem sempre influenciam o desempenho no dia seguinte, por isso até é possível que tenhas o mesmo rendimento. SUGESTÃO 3: Colocar o relógio onde não se possa ver evitar ver as horas a passar durante a noite. 
    7. ERRO: ir ao Mac depois da uma da manhã, e pedir uma sandes grande, mas sem batatas e a bebida qualquer coisa pequena, com gás mas sem cafeína, para não perturbar o sono e um gelado.(By Fernando)

    Se nada disto resultar é recomendável consultar um profissional (médico ou psicólogo).

    Bons sonhos :)

     Fontes:http://autoadolescencia.blogs.sapo.pt/127499.html
                http://smap.ist.utl.pt/documentos/020403.pdf



    2 comentários:

    mary lucy disse...

    falta acrescentar aquele que me indicaste no chat às 4 da manhã :P

    FernandoJRS disse...

    Como já te tinha dito pelo "Mensageiro", acrescentar aos Erros:
    ir ao Mac depois da uma da manhã, e pedir uma sandes grande, mas sem batatas e a bebida qualquer coisa pequena, com gás mas sem cafeína, para não perturbar o sono e um gelado... : )

    Enviar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...