quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dieta de South Beach na epoca Natalicia e afins

Aproxima-se uma altura do ano complicada para quem está a tentar fazer uma dieta para emagrecer. No meu caso em particular, estando na 2ª fase, tenho que ter muito cuidado para não recuperar o que já perdi e ter que voltar à 1ª fase.
Eu acho que não vale a pena olhar para algo e desejar comer e pensar: "Não posso comer porque estou de dieta!". É muito frustrante ver toda a gente a deliciar-se e nós a comer uma folha de alface. E ainda ter que ouvir: "Então, não comes?". Se cumprir as regras nos dias não festivos, pode-se abrir uma excepções nos dias festivos. Mas preparem-se para ouvir a frase que persegue quem está de dieta: "Então e a dieta?". Mas entra a 100 e sai a 200. Lol.

1. Evite ficar com fome!
Não vá para a festa com muita fome! Coma qualquer coisa antes (fruta, queijo fresco, iogurte magro) para que não caia no erro de comer demais por estar esfomeada!

2. Escolha o que vai comer e coma o que mais gosta primeiro!
Faça um plano de refeição antes de começar a comer: pergunte ou veja que pratos serão servidos e decida em antemão o que vai querer. Assim assegura “espaço” para tudo o que mais gosta, e evita empanturrar-se com essas mesmas comidas se apenas as comer depois das que não adora;

3. A gula engorda!
Se comer excessivamente numa refeição, rica em gorduras e doces, supostamente só deverá comer qualquer coisa largas horas depois - quando deixar de se sentir enfartada e já tiver alguma fome. Até lá queimará as calorias ingeridas em excesso, e ficará tudo bem. Contudo…… havendo o hábito de comer a certas horas e havendo petiscos, sobremesas e restos por perto, é fácil cair na tentação de comer mesmo não sentindo nenhuma fome!

4. Como se Sente?
Repare como se sente antes, durante e depois de comer: “já estou a ficar cheia?”, “tenho fome ou apenas vontade de comer?”
  • Se está a ficar cheia é porque já engoliu comida suficiente; dê a última garfada agora (logo, ou amanhã há mais)!
  • Se tem fome, coma (ou continue a comer) até ficar satisfeita mas que não fique cheia!
  • Se tem apenas vontade de comer: 
    • 1- Espere (ou faça uma pausa) até sentir alguma fome, pois a comida vai-lhe saber muito melhor; 
    • 2- Coma apenas um pouco, se lhe souber muito bem, ou se caso contrário ficar a obcecar; 
    • 3- Pense que é uma óptima oportunidade de não comer calorias extra, pois é assim que engordamos.
  • Não restrinja se vai obcecar! Se lhe apetecer um pouco de uma iguaria (e não invente substituições insatisfatórias) mas evita-a com o medo de engordar, pode correr o risco de em vez de comer 1 dose hoje, comer 10 amanhã! Satisfaça essa necessidade se caso contrário ficar insatisfeita e obcecada!
6. Coma devagar!
Quando o cérebro nos avisa de que estamos cheios, por vezes já é tarde demais. Se comermos muito depressa, por hábito, por muita fome ou muita pressa, estamos a contribuir para engordar.

7. Não faça de “Caixote Do Lixo”:
Guarde ou deite fora! Fora de casa: Mal por mal, é preferível deitar fora os restos de comida (os seus, os dos seus filhos e marido), do que engordar! Em casa, é preferível que guarde e não force comer “só três ou quatro colheradas”. Crime é fazer de si “caixote do lixo” em nome do anti-desperdício!

8. Não se pese se fica de mau humor!
Se tem um ódio de estimação pela balança, dê-lhe férias de Natal ou ofereça-a à sua maior inimiga! Poupe-se de aborrecimentos e vá caminhar 1 hora por dia se está gordinha!

 9. Se está triste ou de mau humor, mexa-se e não coma!
Se o almoço de Natal está a correr mal, porque os sogros esqueceram-se de assar o peru, ou está triste porque esta é uma época difícil para si, tenha calma e pense como pode remediar a situação. Não use a comida para lidar com os sentimentos!  Opte por caminhar e apanhar ar fresco, ou ir ao ginásio, irá sentir-se muito mais bem disposta.

0. O que gosta de fazer?
Sabe que actividades gosta de fazer? Que desporto ou jogos gostava de fazer quando era criança ou adolescente? Essas seriam boas modalidades a considerar praticar! Mexa-se mais e desfrute do prazer dum corpo mais bem oxigenado, com músculos mais tonificados, e sinta a diferença!


Fonte: http://mulher.sapo.pt/bem-estar/receitas-nutricao/nao-se-deixe-engordar-na-epoca-980745.html

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...