quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Benificios de acordar cedo

Já diziam os antigos: "Acordar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer".
Outra versão (não sei se a original): “Early to bed and early to rise makes a man healthy, wealthy and wise” – Ben Franklin.
Bem, isto para dizer que levantar tem muitos beneficios. Isto claro para quem tem que levantar cedo porque quem tem hábitos nocturnos e se dá bem, não precisa de incentivos... Mas eu sempre fui preguiçosa e ando à anos para me entender com o despertador.
Alguns benefícios:
1 - Agradecer pelo novo dia: por estar vivo, por tudo o que tem
2 - Começar o dia bem disposto: não saltar da cama, não fazer tudo a correr, ter tempo para escolher o que vestir
3 - Ter sossego: não há crianças aos gritos, carros a passar. Nas primeiras horas da manhã está tudo calmo.
4 - Ver o nascer do sol.
5 - Tomar o pequeno almoço: ter tempo para tomar o pequeno almoço, nas calmas. Um bom pequeno almoço ajuda a ter melhor desempenho pela manhã e evita que se tenha vontade de comer muito ao almoço
6 - Fazer exercício: há outras alturas boas para fazer exercício mas podem ser adiada por outros compromisso e imprevistos. De manhã, raramente é adiado.
7 - Mais produtividade: podem-se fazer pequenas tarefas que teriam que ser feitas mais tarde. Assim fica mais tempo livre para a família.
8 - Concretizar objectivos: Coisas que já anda à muito para fazer, planear para fazer logo de manhã, se possível claro. Se todos os dias avançar ou fizer uma meta que traçou, quando for a ver, já está!
9 - Fugir do transito: Se sair cedo sair de casa, vai evitar a hora de ponta. Melhor ainda, vá de bicicleta.
10 - Ser pontual: Quando se tem um compromisso, consegue-se chegar 5 minutos antes pois já se é madrugador. Dá sempre uma boa imagem e dá tempo para se preparar com calma.

Como conseguir acordar cedo?
1 - Não fazer mudanças drásticas: Começar devagar. Acordar 15 minutos antes durante alguns dias e depois aumentar gradualmente até chegar ao horário desejado.
2 - Deitar cedo: Se está habituado a ficar até tarde na net ou a ver tv, mais tarde ou mais cedo, vai desistir de levantar cedo. Assim, o melhor é ir para cama cedo mesmo que não tenha sono. Se não conseguir dormir, leia um livro que já anda para terminar à muito.
3 - Ter o despertador longe da cama: Coloque o despertador longe do alcance da sua mão quando está deitado. Se tiver que se levantar, desperta com mais facilidade.
4 - Sair do quarto: Assim que desliga o despertador, saia do quarto para evitar o "só mais 5 minutos...". Vá à casa de banho fazer o xixi matinal, lavar a cara, olhar para a cara de quem viu um fantasma, e com isso tudo já está acordado.
5 - Não ceder a pressões: Se seu cerebro o manda voltar a deitar, resista.Voltar para a cama não é uma opção.
6 - Ter uma boa razão: Ter uma boa razão para acordar cedo é uma boa ajuda. A minha é fazer exercício.
7 - Ter uma recompensa: Encontre agradável pela manhã além do sacrifício de levantar cedo, como ver o nascer do sol, comer um pequeno almoço delicioso. O meu prazer é mesmo o exercício.
8 - Aproveitar o tempo extra: Aproveite para adiantar almoço/jantar, arrumar algo, adiantar limpezas, escrever mais um post no blog, planear o dia ou a semana ou o mês, é só escolher.

Agora, é só por em prática. Boa sorte e boas manhãs ....

Traduzido e adaptado do texto original: http://zenhabits.net/2007/05/10-benefits-of-rising-early-and-how-to-do-it/

1 comentários:

Da tua Cunhada Catarina =) disse...

Humm é no minimo interessante,mas não me convences...hihihi!!

Como eu adoro levantar-me tarde =D
Adoro estar a molengar na cama e agora com este frio pela manha (levanto-me às 7h :( ) ui,so ponha a mão de fora para desligar o despertador sinto o frio e ponho-me novamente debaixo das mantas...hihi!

Por isso para mim não dá...hehe

Boa sorte para acordares cedo...lol

Beijinho

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...